Pular para o conteúdo

Parte 1. Tradução do artigo da wikipedia.

08/06/2011

Síndrome da Kundalini.

A síndrome da Kudalini é um conjunto de sintomas sensoriais, motores, mentais e afetivos reportados predominantemente (de acordo com alguns autores sobre o assunto) entre pessoas que tiveram uma Experiência-Quase-Morte (EQM), (near-death-experience); ela também tem sido atribuida a praticantes de meditação ou yoga.

Pesquisadores nos campos da psiquiatria, psicologia transpessoal, e experiências quase morte, descrevem um complexo padrão de sintomas sensoriais, motores, mentais e afetivos associados com o conceito da Kundalini, as vezes chamada de Síndrome Físio-Kundalini ou Síndrome-Kundalini. Acredita-se que este processo psico-espiritual e transformador ocorre em conexão com a EQM, ou com a prática prolongada e intensa de atividades espirituais ou contemplativas, como feito dentro de algumas sub-disciplinas da meditação de da yoga. Outros fatores que podem desencadear esta sintomatologia incluem uma variedade de experiências ou crises pessoais intensas.De acordo com autores da área da psicologia transpessoal o processo não é sempre brusco e dramático. Ele também pode começar lentamente e aumentar gradualmente com o tempo. Se os sintomas relacionados se desdobram de uma maneira intensa e que desestabiliza a pessoa, o processo é geralmente interpretado como uma emergência espiritual.

1. Sintomatologia
2. Síndrome Físio-Kundalini de Bentov
3. Sintomatologia
4. Kundalini
4.1 Despertar
4.1.1 Sinais de emergencia espiritual
4.1.2 Psicose

4.2 Problemas
4.2.1 Prevenção

4.3 Tratamento
4.4 Evolução

5. Gopi Krishna
6. Ouvindo em DSM-IV
7. Notas
8. Referências
9. Leitura complementar
10. Links externos

Sintomatologia

Pesquisadores relacionados com as áreas da psicologia transpessoal e experiências-quase-morte têm sugerido critérios comuns que descrevem esta condição, da qual a característica mais comum é a sensação de uma energia ou calor subindo pela coluna.

Outros sintomas.
Sintomas motores ou sensoriais.
Sensação de pressão dentro do crânio. Percepção de sons interiores. Visões de luzes interiores. Sensação de vibrações ou cócegas/contrações na parte de baixo das costas. Taquicardia. Mudanças na respiração. Movimentos corporais instantaneos. Sensações de calor ou frio movendo-se pelo corpo. Dores pelo corpo que começam e acabam repentinamente. Vibrações ou coceiras em baixo da pele. Sensações sexuais intensas e incomuns.

Sintomas mentais e afetivos/emocionais.
Medo. Ansiedade. Despersonalização. Intensas emoções positivas ou negativas. Aceleração ou desaceleração dos pensamentos. Estados de transe. Sensações momentâneas de que a pessoa é maior que o corpo físico. Experiências de consciencia paranormal.

Alguns teóricos das áreas transpessoais, como Greyson, se referem a essa sintomatologia como a “Síndrome Físio-Kundalini”, enquanto acadêmicos ocidentais usam a o termo Experiência da Kundalini/ Despertar da Kundalini.

Entretanto, a literatura Transpessoal indica que a observação dos sintomas não deve ser usada para um diagnóstico amador. De acordo com autores sobre o assunto, a interpretação dos sintomas não é óbvia ou simples. Os sintomas associados com a kundalini podem nem sempre representar tal atividade. Podem, ao contrário, ser uma indicação de outras condições médicas que precisam de atenção. Kason enfatiza que qualquer sintoma diferente ou marca física precisa ser investigada por um profissional médico qualificado:

“É importante lembrar aos pacientes, suas famílias e amigos que qualquer sintoma diferente precisa ser investigado por um profissional médico qualificado, mesmo quando a pessoa tem certeza que o sintoma não é nada mais que a expressão da energia transformadora do corpo. Alguém pode experimentar a atividade da kundalini, e adicionalmente também ter problemas de saúde que precisam de atenção médica. Pode ser um erro sério, até mesmo fatal, assumir sem orientação médica, que qualquer dos sintomas listados nas próximas páginas não possuem uma causa médica.” – Kason, pg. 178-79.

From → Uncategorized

One Comment
  1. It Day permalink

    Eu cheguei a esse post porque tenho sentido dores na região da lombar nos últimos dias.

    Os sinais que gradativamente foram: zumbido no ouvido, sensação de tontura, escutar sons interiores, sudorese, sensação de eletricidade na pele, como se fossem extrassensoriais. Não apresentei sintomas psicóticos.

    Acredito que todas as pessoas despertam na hora certa, não existe precoce, é uma preparação de vidas através do autoconhecimento.Quando nos dispomos a nos conhecer, expandir a consciência, estudar espiritualidade, emfim perceber que estamos conectados com o cosmos nossos anjos de guarda, guias, e mestres nos auxiliam na jornada.
    Não estamos sozinhos. E também precisamos ter paciência, não absorver muita informação desnecessária de uma vez.

Deixe um comentário