Pular para o conteúdo

Sobre a existência de tratamentos.

20/08/2017

Não existe tratamento específico. Na internet existem vários relatos de casos parecidos, todos com descrições sobre a procura por um tratamento. Praticamente nenhuma dessas procuras teve sucesso. Muitas pessoas iniciam uma caminhada de busca por algo ou alguém que possa pelo menos tentar fazer algo, mas essas buscas geralmente não retornam respostas satisfatórias. Mas os relatos são interessantes. A maioria destes relatos está em sites estrangeiros. Por algum motivo que não sei explicar, os brasileiros não buscam por esse assunto. Pode ser que quando a pessoa, no Brasil, começa a sentir estes efeitos, acabe por não descobrir que é um problema relacionado a kundalini.
Acaba buscando ajuda nos lugares tradicionais (medicina normal) ou em igrejas ou centros espíritas ou outros lugares que praticam e estudam algum ramo da espiritualidade.
Vários relatos de sites estrangeiros vão por esse caminho: a pessoa, depois de muito tempo, acaba desconfiando que o problema é de ordem espiritual. Então inicia uma busca por informações. Alguns nunca descobrem que é kundalini. Outros acabam lendo sobre ela e sentem que a busca tem que continuar por ali.
Então iniciam pesquisas e tentativas de ajuda com:
– Mestres de Yoga. Médiuns. Pais de santo. Padres. Iniciados em seitas místicas. Acupuntura. Reiki. Medicina chinesa. Xamanismo e outras.

A resposta é quase sempre parecida. O mestre, o iniciado, o sacerdote ou o médium inicialmente não entende o problema. Muitos mestres de Yoga não acreditam, não sabem e não aceitam que a kundalini pode ser prejudicial. Sempre dizem que o despertar da kundalini é algo obrigatoriamente bom e benéfico e ao se depararem com uma pessoa afirmando que está tendo problemas com isso, tendem a dizer que o “paciente” não sabe do que está falando, não tem conhecimento, está confundindo com outros problemas, etc.

São poucas as pessoas que estudam algum ramo da espiritualidade que acreditam e conhecem o problema da kundalini que foi acordada numa pessoa que não estava preparada.

Isso é estranho pois muitas doutrinas ou seitas ou religiões têm programas rígidos de preparação do iniciado para que ele se “purifique” e prepare seu corpo, mente e alma para os passos mais avançados, que requerem sabedoria, conhecimento e preparação.
Mesmo sabendo dos passos necessários para subir estes degraus da busca pela “iluminação”, eles se negam a reconhecer que uma pessoa que tentou “pular etapas” (querendo ou sem querer) e chegou muito perto de uma energia muito forte, sem ter a estrutura necessária, pode sofrer consequências graves. Tanto mentais, quanto corporais e espirituais.

Infelizmente achar um mestre de qualquer ramo da espiritualidade que tenha vontade e/ou qualificação para pelo menos tentar resolver este problema é uma das coisas mais raras e difíceis.

Mas nada é impossível. O tempo e o esforço por compreender melhor o que está acontecendo vão gradativamente trazendo um entendimento melhor sobre várias coisas. Essas coisas vão desde um conhecimento melhor sobre vc mesmo (através da meditação, concentração e observação dos detalhes de funcionamento do seu corpo/mente/alma), até as informações obtidas com livros, pessoas e instituições encontradas durante as buscas.
É impossível negar que esta experiência, assim como todas as outras, tem seus aspectos positivos e negativos e também é mais um tipo de experiência a ser superada.

Lutar contra uma tempestade interna pode ser difícil e parecer impossível. Mas aqueles que ousam aceitar o desafio têm grandes chances de obterem grandes experiências. A tarefa é difícil. Não estamos falando de algo trivial, fácil, agradável. Quando estes processos iniciam, alguns ficam completamente loucos. Outros desenvolvem obsessões fortíssimas que se manifestam em forma de vícios ou problemas sociais/mentais/biológicos. Outros sentem fortes dores. Outros sentem apenas leves incômodos. Outros perdem grandes partes de suas capacidades de concentração, aprendizado, memória. Mas outros, por pura sorte, simplesmente desenvolvem novas percepções e habilidades. Nem sempre o despertar é problemático ou super-intenso. Algumas vezes a pessoa está preparada mesmo sem ter buscado esta preparação. Outras vezes o despertar não é tão intenso e apesar de causar mudanças perceptíveis, não chega a causar problemas ou grandes incômodos.

Cada um destes problemas pode acabar causando outros problemas. Alguns mais sérios. Outros nem tanto. Cada pessoa lida com a tempestade de uma forma diferente e tudo pode acontecer: desde a atração de situações perigosas até a atração de situações positivas.

A expansão da consciência não é algo indicado para qualquer um. Não é um brinquedo. Não é algo recreativo, feito para brincar com amigos num fim de semana. Monges passam a vida inteira estudando, treinando e se preparando e muitas vezes não conseguem alcançar aquilo que quem teve sua kundalini acordada “sem querer” viu ou sentiu ou aprendeu (mesmo que a visão ou aprendizado tenha sido confuso, caótico, nebuloso, problemático).

O mito de Ícaro parece se encaixar nesta situação. Ao fugir com seu pai da ilha de Creta, usando asas feitas com penas de gaivota e mel de abelhas, Ícaro ignorou o conselho de seu pai, que o alertou para que não voasse perto demais do Sol, pois o calor poderia derreter suas asas, fazendo com que caísse.

Chegar perto demais da Luz sem estar preparado para isso pode fazer com que suas “asas” derretam. E a queda, muitas vezes, pode ser fatal. Esta Luz não é prejudicial em sua essência. A Luz, na verdade, é o caminho para todas as descobertas da consciência. Porém a intensidade com que um humano, encarnado e com todas as limitações da vida mundana no Ocidente deste nosso século, se movimenta em direção a ela, pode fazer toda a diferença. A Luz existe. A Consciência existe. A inteligência divina existe. O próprio Deus existe. Mas ver sua face de perto não simplesmente possível para qualquer pessoa.

Êxodo 33:20
“Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo!”

Gênesis 32:30
Então denominou Jacó àquele lugar Peniel, “face de Deus”, porquanto afirmou: “Vi a Deus face a face e, contudo, minha vida foi poupada”.

Deuteronômio 5:24
E suplicastes: ‘Eis que Yahweh, nosso Deus, nos revelou sua glória e sua grandeza, e nós ouvimos claramente sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar ao ser humano sem que este deixe de viver.

Juízes 6:22
Assim que Gideão concluiu que realmente vira o Anjo de Yahweh, exclamou com grande temor: “Ai de mim, ó SENHOR, meu Deus! Eis que vi o Anjo de Yahwehface a face!”

Juízes 13:22
“Ah! Certamente morreremos!” Exclamou Manoá à sua mulher. “Porquanto vimos a Deus!”

Isaías 6:5
Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”

 

A recuperação depende de cada mente, cada alma, cada cérebro, cada consciência. E como cada consciência é um universo diferente, parece ser impossível, pelo menos até o momento, acreditar que existe uma fórmula que possa ser útil para qualquer “Ícaro”.

Nesta situação incerta, um livro parece ter alguma indicação de história que apesar de ter sido difícil, desencadeou uma jornada que rendeu bons frutos. O livro “Kundalini”, escrito por Gopi Krishna, relata uma situação de despertar problemático da Kundalini e a jornada de Gopi Krishna na tentativa de amenizar os problemas decorrentes deste despertar precoce.

Colo abaixo a tradução automática do google de algumas descrições sobre o livro, junto com os links que apontam para onde a informação foi encontrada:

“Enrolado como uma cobra na base da coluna vertebral, kundalini é a força espiritual que permanece adormecida em todo ser humano. Uma vez despertado, muitas vezes através de meditação e práticas de yoga, ele se levanta na coluna vertebral e encontra expressão na forma de conhecimento espiritual, visão mística, poderes psíquicos e, finalmente, iluminação.
Esta é a conta clássica de primeira pessoa de Gopi Krishna, um chefe de família indiano comum que, aos trinta e quatro anos, depois de anos de meditação sem supervisão, de repente experimentou o despertar da kundalini durante a prática da manhã. A história dessa experiência transformadora e a luta do autor para encontrar equilíbrio em meio a uma variedade de poderosos efeitos colaterais fisiológicos e psíquicos, constituem o núcleo do livro. Suas descrições detalhadas de suas experiências e sintomas internos dramáticos, como mudanças de humor, distúrbios alimentares e sensações agonizantes do calor – e de como, com a ajuda de sua esposa, ele finalmente se estabilizou em um nível mais alto de consciência – faça deste um dos Clássicos mais valiosos de despertar espiritual disponíveis.”

“Esta conta clássica em primeira pessoa do despertar espiritual foi publicada pela primeira vez sob o título Kundalini: A Energia Evolutiva no Homem – ampliou-se com dois terços do novo material tirado da escrita do autor para fazer uma autobiografia completa.”

“Com tantos” professores espirituais “proclamando hoje a sua própria grandeza, este conto humilde e importante de uma odisseia espiritual quase acidental é reconfortante. Talvez todas essas coisas sejam verdadeiras”. – Shambhala Sun

“Numa época em que a palavra” Kundalini “é conhecida por muitos gurus autodesignados e grupos ocultos que oferecem iluminação em dez lições fáceis, Gopi Krishna fornece uma lembrete salutar de um compromisso sério com a tentativa de aumentar esse incrível poder . Ele afirma que a Kundalini é a base de todas as manifestações psíquicas no indivíduo, incluindo a mediunidade e a clarividência, fato que torna este livro de grande importância para quem trabalha em uma capacidade psíquica “. – Luz

“Gopi Krishna foi um pioneiro na terra da espiritualidade. O que ele descreveu como forças psíquicas nos seres humanos agora está sendo entendido como campos de energia e informação. Saúdo este grande sábio e cientista do século XX e parabenizo as editoras por divulgarem Este volume “. -Deepak Chopra, MD, autor da Quantum Healing

“Gopi Krishna era um verdadeiro psiquiatra nos domínios da possibilidade humana, um Odisseu do espaço interior. A publicação de sua autobiografia deveria ser um grande evento na documentação de quem e o que realmente somos”. -Jean Houston, Ph.D., Diretor da Fundação para Pesquisa Mental

“A descrição de Gopi Krishna sobre as mudanças – psicológicas, físicas, perceptivas e bioquímicas – que pode acontecer a uma pessoa que está no processo de um processo acelerado de emergência espiritual foi o primeiro trabalho definitivo escrito para o mundo ocidental sobre o despertar da kundalini. O livro deve ser um grande conforto para aqueles que tentam compreender o processo “. -Emma Bragdon, Ph.D., Editor da Rede de Emergência Espiritual Newsletter

“A escrita de Gopi Krishna é um recurso indispensável para qualquer um que deseje começar a entender o papel da kundalini em estados mentais excepcionais e na evolução da consciência. Seu próprio despertar kundalini é em si uma história extraordinária e inspiradora de possibilidades humanas e dá uma Uma sensação do tremendo direito de nascimento espiritual que cada um de nós carrega dentro de nosso próprio sistema nervoso “. -Kenneth Ring, Ph.D., Professor de Psicologia, Universidade de Connecticut, e autor de Heading para Omega e The Omega Project

“Foi acima de tudo Gopi Krishna que, através de sua fascinante autobiografia e outras obras, tornou o fenômeno kundalini amplamente conhecido no Ocidente. Mais do que isso, ele o reduziu do nível da especulação abstrata à descrição concreta com base na experiência pessoal. Esforçou-se para tornar inteligível esse fenômeno espiritual complexo e crucial em seus numerosos escritos e palestras, e considero-o como um dos pioneiros da construção da ponte do nosso tempo, que abriu novos caminhos para o diálogo necessário entre o Oriente e o Ocidente “. -Georg Feuerstein, Ph.D., autor do dicionário enciclopédico do Yoga
http://www.shambhala.com/living-with-kundalini.html

Livro em português (Kundalini (ou: O despertar da Kundalini), por Gopi Krishna) (o livro foi relançado com alguns nomes diferentes ao longo dos anos).
https://www.estantevirtual.com.br/autor/gopi-krishna

http://www.travessa.com.br/o-despertar-da-kundalini/artigo/4bec553a-48a9-4f15-aee1-2b39c8a0c2b2

título: O DESPERTAR DA KUNDALINI
isbn: 9788531501661
idioma: Português
ano copyright: 1975

From → Uncategorized

One Comment
  1. vocês conhecem alguém no Brasil que possa ajudar?
    Ciclicamente tenho uma ativação dessas. Ano passado foi a mais intensa, na qual realmente me despersonalizei. Estava tudo tranquilo e agora, seis meses depois, nova experiência. Um sonho ativador de energia, paralização, sexualidade e o corpo balançando sozinho como pêndulo. Entendo a teoria dos chacras, mas não sei como canalizar, para onde direcionar tal energia.

Deixe um comentário